Fatos do Mundo Geek

Atores de juntam aos roteiristas e sindicato entra em greve




O sindicato dos roteiristas de Hollywood (WGA) está em greve já faz um tempo e eles querem melhores condições de trabalho e melhores direitos trabalhistas, e ao que parece o sindicato dos atores (SAG-AFTRA) também vai se juntar e paralisar completamente as produções.

De acordo com a Variety, o SAG-AFTRA tentou uma negociação com o AMPTP (associação de produtores) para acabar com toda essa greve, mas caso a negociação não ocorresse eles também iriam aderir e paralisar as produções, e é exatamente isso que aconteceu.

“O SAG-AFTRA negociou de boa fé e estava ansioso para chegar a um acordo que atendesse suficientemente às necessidades dos artistas, mas as respostas da AMPTP às propostas mais importantes do sindicato foram ofensivas e desrespeitadoras de nossas contribuições massivas a esta indústria”, disse Drescher. “As empresas se recusaram a se envolver significativamente em alguns tópicos e em outros nos bloquearam completamente. Até que eles negociem de boa fé, não podemos começar a chegar a um acordo”.


Lembrando que os atores não fazem greve desde 1980 e representam cerca de 160.000 artistas. A última vez em que os atores e roteiristas fizeram uma greve juntos foi em 1960, 63 anos atrás.

O AMPTP afirma que tentou continuar com as negociações, mas que está desapontado que elas não seguiram em frente:


“Estamos profundamente desapontados com o fato de a SAG-AFTRA ter decidido desistir das negociações”, disse o grupo de empregadores. “Essa é uma escolha do Sindicato, não nossa. Ao fazer isso, rejeitou nossa oferta de aumentos residuais e salariais históricos, limites substancialmente mais altos para pensões e contribuições de saúde, proteções de audição, períodos de opção de série reduzidos, uma proposta inovadora de IA que protege as imagens digitais dos atores e muito mais. Em vez de continuar negociando, o SAG-AFTRA nos colocou em um curso que aprofundará as dificuldades financeiras de milhares que dependem do setor para sua subsistência”.


Durante a greve os atores não poderão fazer qualquer tipo de filmagem, participar de coletivas de imprensa e nem mesmo participar de eventos com a San Diego Comic-Con 2023.

Os protestos e manifestações devem começar já amanhã.

Não se esqueça de nos seguir em nosso Twitter e também no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. 


Disqus