Microsoft vai comprar a Nintendo ? Entenda o caso
.png)
A Microsoft adquiriu a Activision Blizzard recentemente e isso vai agregar muito para o catálogo de jogos do Xbox, mas ela não pretende parar por aí. Desde os anos 2000 a empresa americana tem interesse em adquirir a Nintendo e esse interesse pode ter voltado. A informação vem do site ComicBook.
Após as audiências do FTC para confirmar a compra da Activision Blizzard, vários documentos que foram apresentados no processo acabaram vazando na internet e entre eles temos um email de Phil Spencer, chefe do Xbox, revelando seu interesse em comprar a Nintendo e a WB Games.
“Takeshi, concordo totalmente que a Nintendo é o principal ativo para nós em jogos e hoje os jogos são o nosso caminho mais provável para a relevância do consumidor”, diz o e-mail. "Tive inúmeras conversas com o LT da Nintendo sobre uma colaboração mais estreita e sinto que se alguma empresa dos EUA tivesse uma chance com a Nintendo, provavelmente estaríamos na melhor posição. A situação infeliz (ou feliz para a Nintendo) é que a Nintendo está sentada " mantive contato com Mason Morfit enquanto ele estava adquirindo. É provável que ele pressione por mais ações da Nintendo, o que poderá criar oportunidades para nós. Sem esse catalisador, não vejo um ângulo para uma fusão mutuamente aceitável a curto prazo entre a Nintendo e a MS e não creio que uma acção hostil seria uma boa jogada, por isso estamos a jogar o jogo a longo prazo. Mas nosso BoD viu o artigo completo sobre a Nintendo (e a Valve) e eles apoiam totalmente qualquer um deles se a oportunidade surgir, assim como eu.”
O e-mail continua: “Confidencialmente, temos duas discussões bastante ativas de fusões e aquisições em jogos no momento, Warner Brothers Interactive e ZeniMax. Levei ZeniMax ao BoD na semana passada e antes da discussão do BoD perguntei a Amy e Satya se eles queriam que eu diminuísse a velocidade. ou ambos, dadas as discussões do TikTok e ambos me disseram enfaticamente 'não'. Eles estão bem em fazer todos os três se os negócios fizerem sentido. Não direi que WB ou Zeni são Nintendo, mas ambos estão à venda e podem ser adquiridos por nós se as coisas se alinharem. O maior obstáculo no WB é a propriedade de IP, não teríamos qualquer propriedade intelectual que prejudique a flexibilidade de longo prazo e o único obstáculo para Zeni são as expectativas de avaliação dos fundadores. Mas acho que é provável que um ou ambos aconteçam, o que nos ajudará a continuar a dobrar nossa relevância em jogos. Para dar uma noção de escala, ZeniMax tem aproximadamente o tamanho de nossa atual organização de estúdios primários, então isso duplicaria nosso ativo de conteúdo. A desvantagem é que é mais central, menos amplo, não móvel, mais norte-americano/europeu, etc. Adoro esta discussão e valorizo você olhando para as oportunidades aqui. Em algum momento, conseguir a Nintendo seria um momento de carreira e acredito honestamente que será uma boa jogada para ambas as empresas. Está demorando muito para a Nintendo ver que seu futuro existe em seu próprio hardware. Muito tempo...." conseguir a Nintendo seria um momento de carreira e acredito honestamente que será uma boa jogada para ambas as empresas. Está demorando muito para a Nintendo ver que seu futuro existe em seu próprio hardware. Muito tempo...." conseguir a Nintendo seria um momento de carreira e acredito honestamente que será uma boa jogada para ambas as empresas. Está demorando muito para a Nintendo ver que seu futuro existe em seu próprio hardware. Muito tempo...."
A Microsoft tem dinheiro para adquirir a Nintendo, mas após o lançamento do Switch em 2017 a empresa está em um de seus melhores momentos economicamente falando, já que o portátil foi um completo sucesso.
A WB Games esteve à venda tempos atrás, mas não parece ser o caso atualmente. Provavelmente nenhuma aquisição vai sair disso e caso aconteça teremos um processo judicial bem parecido ou ainda maior que o da Activision Blizzard.