GTA VI | Ex-animador da Rockstar confirma porque a versão de PC de seus jogos sempre lançam após os consoles

A Rockstar já confirmou oficialmente que o GTA VI chegará em 2025 apenas para os consoles PlayStation 5 e Xbox Series X|S, mas não lançar a versões de PC junto ? Segundo o ex-animador Mike York a empresa sempre foca nas versão de console e principalmente na versão de PlayStation porque é o que vende mais no mercado.
Após dar foco total na versão de PlayStation ele vão trabalhar na versão de Xbox e somente depois disso trabalham na versão de PC, e a razão para a versão de PC sempre ser lançada após as outras, como aconteceu em GTA V e Red Dead Redemption 2, é que a versão de PC demora mais para ser totalmente polida.
Mike York postou um vídeo em seu canal do Youtube explicando todos os detalhes. Confira:
Segue abaixo a transcrição do vídeo caso você não entenda inglês:
"Uma das principais razões pelas quais leva tanto tempo para lançar uma versão para PC após o lançamento em console é porque os desenvolvedores querem torná-la a melhor possível. Eles precisam resolver todos esses pequenos bugs que não estavam trabalhando antes - eles os deixaram de lado, ainda não os viram."
"Uma das principais coisas que quero destacar é que a razão pela qual a versão para PC é lançada posteriormente e não é a primeira coisa que sai é porque eles querem priorizar o que vende."
"A maior parte do tempo, especialmente no passado, o PlayStation era o grande vendedor. O PlayStation era o console a ter, vendia mais do que qualquer outro console na maior parte do tempo, todo mundo estava jogando no PlayStation."
"Então, o que o desenvolvedor faria é concentrar toda a energia em garantir que a versão para PlayStation e o jogo para PlayStation funcionassem muito bem. Então eles meio que faziam a versão para o Xbox - geralmente faziam isso ao mesmo tempo. Quando eu estava trabalhando no GTA 5, por exemplo, estávamos concentrados no PS3 e no Xbox na época. Mas estávamos principalmente empurrando o PS3 ao limite, porque o PS3 era um hardware melhor na época para usar memória e coisas diferentes."
"E assim colocamos toda a nossa energia nisso, otimizando o melhor que podíamos para aquele console. Então meio que portamos essa versão para o Xbox simultaneamente, estávamos trabalhando em ambas as versões e testando-as. A versão para PC é meio que a versão que está em segundo plano, que está executando as duas versões e construindo-as.
"Sempre há uma versão para PC do jogo, mas não está totalmente polida. É apenas alimentando os outros jogos e fazendo-os funcionar. Quando você quer portar o jogo... digamos que você tenha deixado o jogo com uma aparência muito boa no PlayStation, está jogando muito bem, tem uma boa taxa de quadros, poucos bugs. E está pronto, você o lança para o público. Bem, agora você pode começar a se concentrar na versão para PC."
"Quando o desenvolvedor entra na parte do processo da versão para PC, o que eles vão fazer é que agora têm novas ideias para melhorar as coisas. Por exemplo, eles podem entrar em uma cena e pensar 'oh, agora estamos no PC, temos um pouco mais de memória, podemos adicionar alguma neblina aqui como sempre quisemos, mas era demais para o console.' Eles podem fazer muitas coisas diferentes, como adicionar mais personagens, podem popular melhor a folhagem."
"Porque o hardware do PC, dependendo do PC que você tem, vai ser capaz de rodar melhor. Então eles vão otimizá-lo para as melhores peças de PC disponíveis hoje. "Mas, isso sendo dito, é muito importante que todos lembrem disso: Uma das principais razões pelas quais uma versão para PC leva tanto tempo é porque é uma arquitetura diferente e diferentes tipos de componentes. Eles precisam se adaptar a todas essas coisas diferentes que podem acontecer."
"Em um PlayStation e um Xbox, cada um deles tem uma placa gráfica, e é a mesma placa gráfica, a mesma arquitetura dentro da caixa, como todo PlayStation que é enviado para milhões de pessoas. Mas quando se trata de um PC, cada pessoa tem um PC diferente, está rodando de maneira diferente, tem hardware diferente, diferentes tipos de CPUs e GPUs."
"O uso de memória e coisas diferentes que o jogo está fazendo nos bastidores às vezes pode falhar e dar errado durante diferentes configurações. É nisso que se resume. Eles precisam testar o jogo mais no PC do que fariam em um Xbox ou PlayStation. Você já precisa testar muito o jogo para fazê-lo funcionar, então uma versão para PC é ainda mais difícil."
Grand Theft Auto VI, popularmente chamado de GTA VI, está programado para ser lançado em 2025 para PlayStation 5 e Xbox Series X|S. A versão de PC ainda não possui uma data de lançamento, mas geralmente ocorre um ano depois.
Fonte: GameVicio
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Sobre GTA V
A grande novidade de GTA V, é que o jogador controla três personagens que de alguma forma, têm sua vida interligada. Michael é um homem na casa dos quarenta anos, ex-assaltante de bancos e vive com uma família disfuncional. Trevor é um ex-militar e antigo companheiro de Michael, ele vive sozinho em um deserto, e é um psicopata. Franklin é um ladrão de carros, dono de uma concessionária de automóveis.